Notas sobre o homem comum.

Capra e sua celebração do homem comum: “A felicidade não se compra” (1946).


“Na inversão perversa de uma sociedade que cultua celebridades, o homem comum não passa de um zero à esquerda, um infeliz incompetente quando se trata de celebrar a vida e superar dificuldades. Resta a esse pobre infeliz espelhar-se num espelho que nunca reflete o seu próprio rosto”. (Márcia Frazão)

Regina Bostulim, de Portugal –

O homem comum, e até o homem que não deu certo na vida, o loser, é tema de livros e filmes. Graham Greene tinha personagens maravilhosos sobre o homem comum. Um dos atores que mais gosto interpretando homens comuns é o humorista Adam Sandler.

Aquele filme do garoto que leva água aos jogadores, é muito bom (“O Rei da água”, 1997). Outro bom com ele, é aquele em que a moça por quem se apaixona tem memória de um dia (“Como se fosse a primeira vez”, 2004). Outro, um em que ele passa a vida a perder a vida, sem dar bola pra mulher, filhos e cachorro (“Click”, 2006).

A maior celebração do homem comum  dos filmes atuais é “Forrest Gump” (1994). Dos filmes antigos, a celebração do homem comum, como não podia deixar de ser, é de Capra e seu “A Felicidade não se compra” (1946): no dia de Natal um homem que se julga “comum” vê sua aldeiazinha como se ele nunca tivesse existido.

O homem comum é celebrizado, livros e filmes sobre celebridades são poucos, a maioria autobiográficos, como “Lembranças de Holywood” (1987), de Carrie Fisher. Livro tremendo, ela chama a empregada para lhe juntar dois pedaços de pão pluma e colocar bacon dentro. O livro é uma crítica à vida vazia das celebridades.

Anúncios
Este post foi publicado em 30/09/2012 às 12:08. Ele está arquivado em Artes, Cinema e marcado , . Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: